Fortalecer as mãos não é tão complexo assim, como muitos pensam. Tem que se considerar pelo menos três aspectos do funcionamento da mão que temos que trabalhar :
O apertar com a mão, o segurar com a mão e o apertar com os dedos. Existem outros, mas para já estes são os mais importantes.
Podemos treinar o aperto da mão com utensílios simples ou complexos. As tradicionais "molas" que se adquirem até mesmo num hipermercado não são muito eficazes porque não oferecem resistência suficiente, nem progressiva para um bom desenvolvimento, mas podemos usar alguns "truques" para melhorar o desempenho desses engenhos. Podemos combinar o apertar com o segurar ou utilizar os dois ao mesmo tempo. No primeiro precisamos das "molas" e de uma barra fixa. Façam uma série da seguinte forma :
- 1a. repetição- apertam a"mola"durante 1 segundo.
- 2a. rep. -apertam a"mola" durante 2 segundos.
- 3a. rep. -apertam durante 3 segundos.
- 4a. rep. -apertam durante 4 segundos.
- 5a. rep. -apertam durante 5 segundos.
Depois continuam com repetições contínuas até ao falho muscular. Trocam de mão e repetem todo o processo.
Quando terminadas as sequências, passam sem descanso para a barra fixa e seguram-se na barra o máximo de tempo que aguentarem. Sem descanso, novamente agarram na "mola" e façam uma série até ao falho muscular, para cada mão. Um esquema simples mas intenso e que resulta.
De uma só vez trabalhamos as duas primeiras funções, agora podemos passar para o apertar com os dedos. Segurar um disco ( cd´s não resultam ) em cada mão, só com os dedos e aguentar o máximo de tempo possivel ( cuidado com o chão, se for num pé não há problema ) é uma forma prática e simples de treinar os dedos. A outra é segurar um disco com as pontas dos dedos e apoiado numa perna, flectir a mão o máximo que conseguirem sem mover o antebraço.
Na parte 3 falarei de exercicios de reabilitação, prevenção e coordenação para os dedos e mãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário