terça-feira, setembro 29, 2009

Treinar as mãos ( Parte lII )



Treinar as mãos não é importante apenas para desenvolver força e massa muscular. Os problemas que ocorrem com as nossas mãos, são em grande parte devido a excessiva tensão e consequente diminuição da corrente sanguínea, nos vasos que nutrem as terminações dos nossos dedos. De que adianta treinarmos fortemente as nossas mãos se não as recuperarmos. músculos constantemente tensos endurecem as articulações e com o tempo provocam degeneração dos tecidos e cartilagens.


A imagem das mãos de um idoso(a) sugere-nos fragilidade, degeneração e falta de coordenação, sendo essa uma imagem considerada normal. Apenas é considerada normal, habitual, porque toda a população tem os mesmos hábitos. A tensão com que toda a gente vive, e o uso excessivo das mãos nas mesmas acções diárias, leva a que cada vez mais cedo esses problemas ocorram. Além das artroses e tendinites, um problema cada vez mais comum é o síndrome do túnel cárpico, que consiste no alargamento dos tecidos que passam no pulso ( túnel cárpico ), causando compressão nos tendões e nervos que operam os dedos, tirando a sensibilidade e com o tempo a mobilidade.


Apesar da cirúrgia ser simples e fácil recuperação ( se for bem feita ), essa situação pode ser evitada com simples exercicios feitos com alguma frequência.


A maior parte dos exercicios para trabalhar as mãos e os antebraços são acções de flexão do pulso ou dos dedos, deixando uma enorme lacuna na extensão dos dedos. Realizando com alguma frequência um exercicio extremamente simples com a ajuda de um elástico de borracha ( daqueles castanhos ), colocado nas pontas dos dedos e abrir os dedos lentamente, fazendo uma pausa na extensão máxima. Repetir 10 a 12 vezes para cada mão, fazendo 2 a 3 séries. Tornando-se fácil, acrescente mais um elástico. Outra acção que regenera as mãos é trabalho de coordenação aos dedos. Também podemos utilizar útensilios práticos, tais como, as bolas chinesas de meditação, que podemos rolar nas mãos, que relaxa os dedos e os irriga de sangue. Para fortalecer as mãos tente rolar as bolas com as mãos viradas para baixo ( cuidado com a tijoleira ). Outro método prático é utilizar um pano e um balde com água. Mergulhe o pano na água, agarre numa ponta e só com as pontas dos dedos comece a puxar o pano e a meio aperte, espremendo-o, depois continue até formar uma bola na mão e esprema toda a água. Repita com a outra mão.


Estas são algumas opções. Experimente.

Sem comentários: