Em 1995 a Organização Mundial de Saúde estimou que em todo o mundo o número de obesos chegava aos 200 milhões. Apenas cinco anos depois os números já alcançavam uns incríveis 300 milhões. E os números continuam a aumentar. Esta já é considerada a epidemia do século XXI.
Sobrepeso e Obesidade
Ter sobrepeso é sinonimo que o peso ultrapassa os standards estabelecidos. Esse peso acrescido não provém necessariamente da gordura. Um culturista ou alguém que pratique exercício de forma regular é provável que tenha um peso acima das tabelas devido a maior massa muscular.
O termo obesidade refere-se exclusivamente a um peso mais elevado devido a uma maior percentagem de gordura corporal. A obesidade tem lugar quando se ingerem mais calorias do que aquelas que se queimam. Este desequilíbrio pode variar de uma pessoa para outra. O sedentarismo aliado á pratica de maus hábitos alimentares são os principais causadores desta situação. Os factores ambientais, genéticos, psicológicos, entre outros também podem contribuir para este problema.
A prevenção e tratamento para este problema passa pela adopção da prática de exercício regular e por hábitos alimentares mais saudáveis.
1 comentário:
Parabéns pela pertinência do tema. Que seja o início de uma nova visão sobre o saber comer e o saber exercitar.
abraço
Enviar um comentário