sexta-feira, julho 24, 2009

Benefícios Psicológicos do Exercício Físico

É cada vez maior o número de pessoas a recorrer à prática do exercício físico como forma de procurar o seu bem-estar psicológico face às novas exigências e pressões colocadas pela sociedade moderna. Simultaneamente, em todo o mundo, várias dezenas de milhões de pessoas sofrem de depressão e desordens sérias de ansiedade e stress. Por isto, não é de admirar que a prática regular de actividades físicas e de lazer tenha crescido em popularidade, ao longo dos últimos anos.
Basta observar, essencialmente, ao fim-de-semana, em quase todo o país a quantidade de pessoas de diversas idades a correr, a andar de bicicleta ou de patins, entregando-se à prática de uma qualquer actividade física ou desportiva. Os “health clubs”, ginásios e similares aumentam a oferta e a variedade de actividades e muitas agências de viagens já sugerem programas de férias de aventura ou prática desportiva.
Que razões levam as pessoas a entregarem-se, cada vez mais, às práticas desportivas?
Essencialmente, é a procura de bem-estar ou a aquisição de competências para combater o stress do dia-a-dia.
Eis alguns benefícios psicológicos que advêm da prática regular do exercício físico (Taylor, Sallis & Needle, 1985):

Aumenta


Rendimento académico; Assertividade; Confiança; Estabilidade emocional; Funcionamento intelectual; Locus de controlo interno; Memória; Percepção; Imagem corporal positiva; Auto-controlo; Satisfação sexual; Bem-estar; Eficiência no trabalho.

Diminui


Absentismo no trabalho; Abuso de álcool; Ira / Irritação; Ansiedade; Confusão; Depressão; Dores de cabeça; Hostilidade; Fobias; Comportamentos psicóticos; Tensão; Comportamento do Tipo A; Erros no trabalho.

Sem comentários: