quinta-feira, agosto 20, 2009

Treinar as mãos ( Parte l )

Em todo o lado que as pessoas treinam o seu corpo, seja em ginásio, em casa, na praia, no parque, praticamente todo o atleta tem os seus músculos preferidos, a que dão particular importância a treinar. No caso dos homens, na sua maioria, será o peito e os braços, as mulheres, o "traseiro" e as pernas. Em alguns casos dá-se algum ênfase aos ombros, às costas, aos abdominais, etc... mas existe uma falha grave nos treinos de praticamente todo o atleta... as mãos.
Não confundir com exercicios para os antebraços. As mãos são um elemento de grande importância para o treino e o dia-a-dia de todos nós, atletas no ginásio e atletas na vida.
Por norma não se liga muito ás mãos no aspecto de treino, por desconhecimento, e/ou porque não é uma área que, à partida se saliente em termos estéticos ( normalmente faz-se uma boa manicure e um creme hidratante e chega ). O desconhecimento é apenas uma situação dos nossos dias. Nos finais do séc.19 e primeira metade do séc.20, o conhecimento dentro da cultura física sobre como desenvolver a força e coordenação nas mãos era considerado vital para a capacidade total do atleta, ao ponto de existirem cursos completos sobre o tema.
Umas mãos fortes, flexíveis, coordenadas e equílibradas, fazem uma enorme diferença durante a execução de exercicios para o tronco e membros superiores, e por incrível que pareça, para as pernas também. Mesmo num agachamento, apesar de a barra se encontrar sobre os ombros, a transferência de tensão de umas mãos poderosas a segurar a barra, produz um efeito surpreendente na execução do exercicio.
No proximo artigo darei indicações para o fortalecimento das mãos com exercicios simples e básicos, enquanto que na parte 3 falarei de exercicios de coordenação, reabilitação e proteção a lesões típicas, tais como artroses, síndrome do túnel cárpico,etc.

Sem comentários: