O conceito "Crosstraining" não é novo. Antes de ser assim apelidado já alguns atletas programavam os seus treinos para desenvolver as qualidades necessárias para as suas actividades. E mesmo antes disso, os primeiros a utilizar este trabalho foram os guerreiros e soldados de algumas civilizações mais avançadas na época, que perceberam que preparando o seu corpo, melhoravam as suas capacidades em batalha. Existem relatos históricos que nos mostram que os antigos macedónios e espartanos e até mesmo, hà quem diga, que o próprio Viriato, líder dos antigos lusitanos, treinavam os seus corpos para o combate, de formas variadas.
As artes marciais orientais já utilizam vários tipos de trabalho físico para condicionar o corpo hà milhares de anos. Desde as técnicas de luta, aos exercicios com o peso do corpo e á utilização de pesos rudimentares.
Até hà bem pouco tempo, o Crosstraining era exclusivamente utilizado em determinados círculos atléticos ( boxe, futebol americano, alguns tipos de artes marciais, etc... ), hoje em dia, o Crosstraining é utilizado por atletas de todo o tipo, militares, corpos policiais, pessoas comuns que querem ficar em excelente forma, e atè actores de cinema, para se prepararem para os rigores de um filme de acção, sendo o exemplo mais gritante, o excelente filme de época, 3oo ( ver Frank Miller´s 3oo no Youtube ) em que os actores foram sujeitos a um treino rigoroso de Crosstraining, que os colocou numa forma física invejável, tanto do ponto de vista funcional como estético. O Crosstraining é a evolução de princípios do passado, com vista no corpo do futuro. TREINOSAURUS CROSSTRAINING é essa evolução.
Sem comentários:
Enviar um comentário