domingo, março 29, 2009

Treinar Como Um Homem, Especialmente Se é Uma Mulher (Parte I)



Encontra-se por todos os ginásios o país a ideia equivocada de que se uma mulher treinar com pesos vai ficar parecida com a irmã gémea do Arnold. Devido a este tipo de mitos e estereótipos antiquados a maioria das mulheres envolvidas no treino físico com fins estéticos treina de forma errada, mantendo-se amarradas aos halteres cor de rosa da Barbie e a rotinas de cardio interminável que não lhes trazem nenhum resultado. A verdade é que as mulheres beneficiam de um programa de treino similar ao dos homens, quando se trata de aumentar a massa magra, a perda de tecido adiposo e aumento de auto confiança. A diferença é que os homens conseguem aumentar maior quantidade de massa muscular e de forma mais rápida devido a factores hormonais. A testosterona faz uma diferença enorme no que diz respeito ao aumento de força e do tamanho dos músculos. O organismo masculino produz de dez a quinze vezes mais testosterona que o feminino e mesmo assim um homem tem de treinar muito duro e manter uma ingestão calórica elevada a fim de aumentar o seu tamanho muscular. Por esse motivo o mito de que se uma mulher treinar com pesos vai aumentar os seus músculos e ficar com um aspecto masculino não tem qualquer validade ou razão de ser. As mulheres devem treinar da mesma forma que os homens, usando o mesmo tipo de programas, exercícios, intensidades e volumes de treino, relativamente ao seu tamanho e nível de força, de forma a conseguirem os resultados que tanto anseiam; um corpo mais magro, firme, com um aspecto feminino e sensual.
Alguns benefícios que pode esperar do treino correcto de musculação:
- Ossos mais fortes e menor risco de vir a sofrer de osteoporose.
- Tecido conjuntivo mais forte que aumenta a estabilidade e protege as articulações, prevenindo possíveis lesões.
- Aumenta a força e a mobilidade, facilitando as actividades do dia a dia.
- Aumenta a massa corporal magra e baixa a percentagem de tecido adiposo, melhorando o aspecto.
- Aumenta a taxa metabólica. O músculo é metabolicamente activo e necessita de energia para sobreviver. Essa energia vem em parte da oxidação das gorduras e do consume calórico. Sendo assim, mesmo assistindo ao seu programa favorito na TV, queimará mais calorias devido á maior tonificação muscular.

terça-feira, março 03, 2009

A Ilusão do Treino de Definição (Parte II)

Em décadas passadas, quando se queria saber mais sobre o treino com pesos e alimentação,"os pseudo-especialistas" observaram os comportamentos dos culturistas (aos quais o cidadão comúm guarda uma certa aversão, mas depois copia discretamente alguns dos seus procedimentos) e entenderam que a redução de carga em época de pré-competição, era uma escolha consciente e essa redução propocionava a diminuição da gordura corporal. Já que se pensava (ainda hoje em alguns círculos se pensa) que cargas mais pesadas só serviam para aumentar a massa muscular e não contribuía para diminuir a gordura.
A realidade é que um culturista em pré-competição reduz drásticamente os hidratos de carbono, baixando consequentemente os seus níveis de energia, sendo obrigado a baixar as cargas, compensando com mais repetições. Sendo assim,a menor carga e mais reps, não é a causa da definição, mas sim uma consequência de uma alteração alimentar. Isso sim,uma vez mais, é a causa da definição, a Nutrição.